sexta-feira, 7 de maio de 2010

Análise da Gleba

Nesta etapa foram realizadas análises da gleba escolhida para o loteamento. Essas análises visam identificar certos aspectos relacionado à topografia, clima, vegetação. sistema viário, além das potencialidades do local. Na etapa anterior já havíamos iniciado essa análise, mas agora nos aprofundaremos um pouco mais. A área de proteção ambiental existente na gleba é denominada Samaúma, árevore típica da amazônia, considerada a rainha da floresta. Essa denominação será pega de empréstimo, servindo para nomear o loteamento - Residencial Samaúma.

Topografia - Hidrografia - Ventos Dominantes - Drenagem Natural
Percebe-se que topografia é influenciada pelo curso d’água existente na porção noroeste da gleba, tendo-se a declividade na direção deste a declividade percebida na gleba é de cerca de 5%, considerando sua maior porção. Não há nenhuma área com declividade inferior a 2%. Encontrou-se dois trechos com declividade superior a 20%, marcados no mapa, porém como a esxtensão destes é pequena, podem ser sujeitos à movimentação de terra.
Nesse mapa também é possível identificar o caminho dos ventos predominantes em Uberlândia (NE), o curso d'água existente na gleba, o divisor de águas e a drenagem natural do solo. Também estão marcadas as curvas de nível, do levantamento topográfico da área fornecido pela prefeitura, e identificados dois pontos de visadas interessantes, que estão localizados nas partes altas da gleba, como mirantes para o skyline do centro de Uberlândia.

Sistema Viário - Vegetação
No mapa foram marcadas as vias existentes no entorno da gleba. Observou-se uma via que corta a gleba no sentido NW-SE, com quatro pistas e canteiro central, recentemente aberta. Percebe-se que o curso d'água oferece uma barreria à aberturas de vias naquela porção da área. Propôs-se a ampliação da via NW-SE  até o fim da gleba, além da abertura de uma via perpendicular a esta, no sentido SW-NE, para promover a ligação entre bairros nesse sentido, para que esse fluxo não ocorra em ruas residenciais. Propõe-se também a continuação de vias existentes nos arredores, porém isso só se confirmará na fase final, de elaboração das demais vias do bairro.
 Vias residenciais - com passeio para pedestres nivelado e padronizado, área técnica (destinada ao plantio de árvores, postes de iluminação e de sinalização) e área de ajuste de nível (para acesso ao lote).
Vias principais - com área técnica entre as pistas (canteiro central)
Ao redor do curso d'água existe uma zona de preservação ambiental, na qual pretende-se criar um parque linear, para que a população se aproprie do local, evitando a marginalização da área. Em torno desse parque propõe-se uma Via Verde, provida de pista de caminhada e ciclovias, além do fluxo de automóveis (porém em menor escala).
Via verde -  com ciclovia e pista para pedestres separadas
Planta das vias - separação das faixas
Para o sistema viário, devem ser doada 20% da área total da gleba, isto é, 28,8hectares. No entanto, a área real do sistema viário será calcula apenas quando forem definidas todas as demais vias, sendo o mínimo esse valor estipulado pelo plano diretor da cidade.Ainda como diretriz para o sistema viário, as fiações devem ser embutidas, de forma a liberar a paisagem de fios.


Quanto à vegetação, percebe-se a existência de três tipos predominantes de vegetação: uma mata ciliar na encosta do curso d'água, uma vegetação de transição,em torno desta pouco densa e o restante da glega coberta pelo cerrado ( uma vegetação mais fechada, porém não de grande porte). Como diretrizes:
  • cria-se um parque linear, preservando a vegetação em torno do rio;
  • sugere-se uma vegetação de densidade média em torno da avenida voltada para o Parque de Exposições;
  • árvores nos canteiros centrais das avenidas;
  • rotatórias verdes;
  • praças em cada uma das micro-áreas da gleba.
O plano diretor exige 7% de área para recreação, isto é, 10,08 hectares, sem estabelecer percentuais para área verde. As praças e o parque linear entrarão neste percentual exigido pela cidade.
Demais Diretrizes
 
Neste mapa faz-se um estudo das potencialidades da área do loteamento bem como a proposição de algumas diretrizes de ocupação:
  • parque linear próximo ao curso d'água, como área de preservação,
  • área verticalizada, na porção sul da gleba, a ser ocupada por uma vila universitária - área próxima ao acesso para as faculdades FPU, Unitri, Positivo, Uniube;
  • áreas institucionais próximas ao parque e na porção norte da gleba;
  • área comercial no eixo das vias principais e na porção NE da gleba - área próxima ao Parque de Exposições (não é ideal para residências);
  • zonas residenciais ocupando as demais áreas;
  • comércios/serviços de vizinhança (padarias, farmácias, mercadinhos) poderão se localizar na área resdiencial;
  • calçadas sem desníveis, padronizadas, com calçamento indicativo e adaptado a portadores de necessidades especiais;
  • travessia de pedestres no mesmo nível (calçadas no nível das ruas ou pontos de travessia elevados sobre as ruas no nível das calçadas);
  • avenidas principais de mão dupla, com pista dupla, separads por canteiro central e estacionamentos apenas nas vias (não sobre as calçada, na frente dos estabelecimentos comerciais, como é de praxe na cidade);
  • ruas residenciais de mão dupla, porém com pista simples, também considerando estacionamentos nas latearis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário