quinta-feira, 15 de abril de 2010

1ª Etapa - Análise do entorno e da gleba

Imagem 1- Localização da gleba para o projeto

Imagem 2- A cidade de Uberlândia

A gleba escolhida para o loteamento localiza-se na região sul de Uberlândia, próxima ao Parque de Exposições Camaru. Tem uma área de 144 hectares e, atualmente, constitui um vazio urbano da cidade.

Imagem 3 - Entorno da gleba

Tem por vizinhos o bairro Granada a leste, o Parque de Exposições do Camaru, o Condomínio Royal Park e o bairro Jardim Inconfidência ao Norte, o jardim Karaíba a oeste, a sul ainda não há loteamentos.


Imagem 4 - Acessos dos principais pontos da cidade à gleba

A gleba pode ser facilmente acessada e está próxima a pontos de interesse da cidade. A gleba está distante 3 km do centro da cidade, 2 km da Universidade Federal de Uberlândia, 3 km do Parque do Sabiá e 3 km da Prefeitura Municipal.

Imagem 5 - Uso e ocupação do solo no entorno

Pela análise de uso e ocupação do solo do entorno, percebe-se o uso predominante residencial com a presença de pequenos comércios. A gleba está próxima ao antigo Ubershopping, atualmente Faculdade Politécnica e supermercado D’Ville, em azul no mapa. Também percebe-se a existência do Camaru, utilizado para festas, exposições. Há ainda o Parque Santa Luzia nas proximidades da gleba.



Imagem 6 - Pontos de interesse no entorno da gleba

Nas proximidades da gleba observa-se a existência de equipamentos de uso da vizinhança (UBS e ONG), de uso da comunidade (Poliesportivos e Posto Policial) e de uso da cidade (Camaru, Vila Olímpica e SESI).
Imagem 7 - Zoneamento urbano do entorno da gleba

De acordo com o zoneamento urbano atual, a gleba está compreendida entre a Zona Residencial 1 (função habitacional de forma mais restrita e de menor densidade que as demais) e a Zona Residencial 2 (função habitacional de forma menos restrita e permitirá qualquer atividade compatível com esse uso).


 
Imagem 8 - Cheios e vazios do entorno da gleba

A área escolhida constitui um vazio urbano, circundado por áreas com ocupação mais densa, e áreas de ocupação mais esparsa. 

Imagem 9 - Sistema viário existente

A gleba escolhida, marcada em amarelo, possui vários acessos,aqui marcados em tracejado vermelho. Essas são vias existentes, que serão base para as vias adicionais, que serão propostas.

Imagem 10 - Vegetação da gleba

A gleba possui uma vegetação natural de cerrado, sendo que próximo ao curso d’água há uma vegetação mais densa, típica de uma mata ciliar.

Imagem 11 - Topografia da gleba
Percebe-se que topografia é influenciada pelo curso d’água existente na porção noroeste da gleba, tendo-se a declividade na direção deste a declividade percebida na gleba é de cerca de 5%, considerando sua maior porção. Não há nenhuma área com declividade superior a 30%.
O clima de Uberlândia é semitropical, que se caracterizava pela alternância de invernos secos e verões chuvosos. A média anual da temperatura é de 23,1°C. Os meses de outubro a março são os mais quentes, tendo uma temperatura média de 24,3°C. Os meses mais frios são junho e julho, com uma média de 20,3°C. no verão, há grande instabilidade, sobretudo de origem frontal Frente Polar Atlântica e instabilidades de Noroeste, que provocam grandes chuvas, concentradas de outubro a março. Os meses de dezembro a fevereiro são responsáveis por cerca de 50% da precipitação anual, que é de 1.622.4 mm.

Em Uberlândia, a predominância dos ventos é na direção nordeste a uma velocidade de 5 a 10 km/h, podendo chegar até 15km/h nas demais direções cardeais. As manhãs de primavera e verão possuem ventos mais fortes, enquanto que nas tardes destes mesmos períodos há uma queda na velocidade do vento. No inverno, a velocidade é bastante baixa, com alguns pequenos picos às 10h e 15h.

Imagem 12 - Vocações da gleba

Percebe-se uma área com vocação de preservação ambiental, nas proximidades do curso d'água, e nas vias existentes, que promovem ligação entre bairros uma vocação comercial.

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela luz que vocês me deram, meninas! Não tem ideia do quanto estava em dúvida sobre alguns pontos. Descobri o blog por acaso há alguns minutos, mas já clareou muita coisa pra mim. Obrigada mesmo! :)

    ResponderExcluir