Imagem 1- Localização da gleba para o projeto
Imagem 2- A cidade de Uberlândia
A gleba escolhida para o loteamento localiza-se na região sul de Uberlândia, próxima ao Parque de Exposições Camaru. Tem uma área de 144 hectares e, atualmente, constitui um vazio urbano da cidade.
Imagem 3 - Entorno da gleba
Tem por vizinhos o bairro Granada a leste, o Parque de Exposições do Camaru, o Condomínio Royal Park e o bairro Jardim Inconfidência ao Norte, o jardim Karaíba a oeste, a sul ainda não há loteamentos.
Imagem 4 - Acessos dos principais pontos da cidade à gleba
A gleba pode ser facilmente acessada e está próxima a pontos de interesse da cidade. A gleba está distante 3 km do centro da cidade, 2 km da Universidade Federal de Uberlândia, 3 km do Parque do Sabiá e 3 km da Prefeitura Municipal.
Imagem 5 - Uso e ocupação do solo no entorno
Pela análise de uso e ocupação do solo do entorno, percebe-se o uso predominante residencial com a presença de pequenos comércios. A gleba está próxima ao antigo Ubershopping, atualmente Faculdade Politécnica e supermercado D’Ville, em azul no mapa. Também percebe-se a existência do Camaru, utilizado para festas, exposições. Há ainda o Parque Santa Luzia nas proximidades da gleba.
Imagem 6 - Pontos de interesse no entorno da gleba
Nas proximidades da gleba observa-se a existência de equipamentos de uso da vizinhança (UBS e ONG), de uso da comunidade (Poliesportivos e Posto Policial) e de uso da cidade (Camaru, Vila Olímpica e SESI).
Imagem 7 - Zoneamento urbano do entorno da gleba
De acordo com o zoneamento urbano atual, a gleba está compreendida entre a Zona Residencial 1 (função habitacional de forma mais restrita e de menor densidade que as demais) e a Zona Residencial 2 (função habitacional de forma menos restrita e permitirá qualquer atividade compatível com esse uso).
Imagem 8 - Cheios e vazios do entorno da gleba
A área escolhida constitui um vazio urbano, circundado por áreas com ocupação mais densa, e áreas de ocupação mais esparsa.
Imagem 9 - Sistema viário existente
A gleba escolhida, marcada em amarelo, possui vários acessos,aqui marcados em tracejado vermelho. Essas são vias existentes, que serão base para as vias adicionais, que serão propostas.
Imagem 10 - Vegetação da gleba
A gleba possui uma vegetação natural de cerrado, sendo que próximo ao curso d’água há uma vegetação mais densa, típica de uma mata ciliar.
Percebe-se que topografia é influenciada pelo curso d’água existente na porção noroeste da gleba, tendo-se a declividade na direção deste a declividade percebida na gleba é de cerca de 5%, considerando sua maior porção. Não há nenhuma área com declividade superior a 30%.
O clima de Uberlândia é semitropical, que se caracterizava pela alternância de invernos secos e verões chuvosos. A média anual da temperatura é de 23,1°C. Os meses de outubro a março são os mais quentes, tendo uma temperatura média de 24,3°C. Os meses mais frios são junho e julho, com uma média de 20,3°C. no verão, há grande instabilidade, sobretudo de origem frontal Frente Polar Atlântica e instabilidades de Noroeste, que provocam grandes chuvas, concentradas de outubro a março. Os meses de dezembro a fevereiro são responsáveis por cerca de 50% da precipitação anual, que é de 1.622.4 mm.
Em Uberlândia, a predominância dos ventos é na direção nordeste a uma velocidade de 5 a 10 km/h, podendo chegar até 15km/h nas demais direções cardeais. As manhãs de primavera e verão possuem ventos mais fortes, enquanto que nas tardes destes mesmos períodos há uma queda na velocidade do vento. No inverno, a velocidade é bastante baixa, com alguns pequenos picos às 10h e 15h.
Imagem 12 - Vocações da gleba
Percebe-se uma área com vocação de preservação ambiental, nas proximidades do curso d'água, e nas vias existentes, que promovem ligação entre bairros uma vocação comercial.
Muito obrigada pela luz que vocês me deram, meninas! Não tem ideia do quanto estava em dúvida sobre alguns pontos. Descobri o blog por acaso há alguns minutos, mas já clareou muita coisa pra mim. Obrigada mesmo! :)
ResponderExcluir